Marinha realiza exercício militar no Porto de Salvador

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2o Distrito Naval(Com2oDN), realizará um exercício militar denominado Operação “DEPORTEX– LE II/2024” nas instalações do Porto de Salvador, no período de 3 a 6 de dezembro. O exercício, que ocorrerá na área marítima e em terra, tem como propósito adestrar a Força na Defesa de Porto e contará com a participação de cerca de 200 militares e seis embarcações.

Participam da DEPORTEX militares do Com2oDN, da Base Naval de Aratu da Capitania dos Portos da Bahia, do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Comando da Força de Minagem e Varredura, da Estação Rádio da Marinha em Salvador, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e do Serviço de Sinalização Náutica do Leste, além do Navio-Patrulha “Gravataí” e lanchas da Capitania dos Portos da Bahia e do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.

A Operação de Defesa de Porto visa impedir ou neutralizar ataques contra um porto ou fundeadouro e seus acessos. O exercício será realizado em conjunto com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Guarda Portuária e Praticagem da Bahia. A operação é importante pela preocupação com a segurança e a coordenação de diversas instituições em prol de um porto seguro, sem alteração nas operações do porto.

Porto de Salvador

Hoje, o Porto de Salvador desempenha um papel decisivo para a economia nacional, destacando-se na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e ao Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro. Nos últimos anos, o Porto de Salvador tem recebido substanciais investimentos na sua infraestrutura, a exemplo da Via Expressa, que interliga a BR-324, a dragagem do seu canal de acesso, a construção do novo terminal marítimo de passageiros, a compra de novos equipamentos para o terminal de contêineres e a modernização da estrutura de recepção do trigo.

Fotos: divulgação Marinha do Brasil

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