A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que dará início à Operação Navio, uma ação estratégica que vai mobilizar cerca de 1.000 policiais e bombeiros para reforçar a segurança nas áreas turísticas de Salvador. A operação, que vai se estender até abril de 2025, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais segura para os turistas que chegam à capital baiana, especialmente aqueles desembarcando de cruzeiros.
Os cruzeiros serão recepcionados por equipes bilíngues do Batalhão Especializado de Policiamento Turístico da Polícia Militar (BEPTUR) e da Delegacia de Polícia Turística da Polícia Civil (DELTUR), para garantir o atendimento desde o desembarque no Porto de Salvador, com equipes disponíveis para orientar e oferecer suporte aos visitantes.
Além da recepção, a Operação Navio também vai incluir um aumento significativo nas ações de segurança em locais emblemáticos, como o Centro Histórico, o Mercado Modelo e o Farol da Barra. As operações serão focadas em medidas preventivas, ostensivas e de inteligência, com o objetivo de coibir a criminalidade e garantir a tranquilidade de moradores e turistas.
A segurança nas áreas turísticas será complementada por uma série de recursos tecnológicos e logísticos. A presença de equipes a pé, motocicletas, veículos, Bases Móveis, helicópteros e drones, além de câmeras de monitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP), reforçará a ação das forças de segurança.
Os deslocamentos dos turistas para o Aeroporto Internacional de Salvador também contarão com a supervisão das polícias Militar e Civil, assegurando que a viagem de volta dos visitantes ocorra de maneira segura e tranquila.