A sétima edição do Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos (BTS) vai acontecer no dia 8 de novembro, na Associação Comercial da Bahia, em Salvador. Com o tema “Integração, metas e políticas públicas para a sustentabilidade da BTS”. O evento é organizado pela ONG Socioambientalista Pró-Mar e marcará o 523º aniversário da maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo.
A participação é gratuita e aberta ao público, com inscrições que poderão ser feitas por meio de um formulário disponível no site da Pró-Mar.
O Fórum vai reunir membros de comunidades tradicionais, representantes da sociedade civil, acadêmicos, pesquisadores, além de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, e profissionais de instituições e empresas que atuam na região. A programação contará com debates e diversas atividades.
O objetivo da iniciativa é fortalecer projetos de conservação em ambientes costeiros, promover a inclusão do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e implementar estratégias de mitigação dos impactos da crise climática, além de facilitar a interação entre os diferentes setores envolvidos na Baía.
“A proposta deste evento é apresentar as experiências sustentáveis que estão sendo desenvolvidas na região e permitir a convergência de ações em prol da sustentabilidade na BTS”, afirmou José Roberto Pinto, conhecido como Zé Pescador, coordenador do Fórum.
James Frood, presidente da ONG Pró-Mar, enfatizou a relevância do Fórum como um espaço para unir os setores público, privado e a sociedade civil em prol da Baía de Todos-os-Santos.
“Esperamos que este debate inspire uma reflexão profunda sobre a adoção de modelos de gestão mais integrados, que estejam alinhados com as realidades locais, e que promovam soluções para os desafios socioambientais, especialmente em um momento de agravamento da crise climática. Isso é fundamental para melhorar as condições de vida e trabalho dos moradores das regiões ao redor da BTS”, destacou Frood.