As ondas da Praia de Boa Viagem se tornaram o cenário perfeito para Jardiel Luquine e alguns amigos fundaram o projeto Tic-Tac Perdão, que fornece aulas de natação e corrida gratuitas para públicos de todas as idades.
A ideia surgiu de um encontro de amigos que era marcado sempre às segundas-feiras para treinar, mas em uma delas veio uma ideia diferente. De acordo com Jardiel, ele e os amigos acreditavam que tinham potencial para ensinar outras pessoas e ajudar a inseri-las no esporte, e desde então o grupo já soma 150 alunos.
“Eu cheguei pra um amigo e disse ‘cara, a gente tá sendo egoísta. A gente tá querendo nadar, mas podemos fazer isso andar ainda mais’. Começamos só nós quatro, e hoje em dia somos 160”, contou.
O Tic-Tac foi responsável por descobrir vários talentos. Jardiel explicou que quarto se depara com um aluno que tem o diferencial de ir mais longe no atletismo, ele fornece caminhos para que esse desenvolvimento aconteça.
“Nós descobrimos o campeão baiano de natação na categoria infantil. Quando vemos que a pessoa tem talento, a gente não deixa só no projeto. A gente puxa essa geração para outros lugares”, contou.
Apesar da importante contribuição para história do esporte na Bahia, o projeto não conta com nenhum apoio ou patrocínio. Desde o início, todo o planejamento e execução foi feito apenas por Jardiel e os amigos, que reforçam que o apoio veio apenas uns dos outros.
“Aqui um apoia o outro. Quando um aluno passa por alguma necessidade, a gente pede ajuda e vai conquistando o caminho. O projeto tem 4 anos e estamos fazendo o que Deus manda. Estaremos sempre caminhando”, diz.
Atualmente a equipe e alguns alunos do projeto se preparam para o Desafio em Dose Dupla – Ele e Ela, que deve acontecer no dia 6 de junho em comemoração ao Dia dos Namorados. O revezamento deve acontecer em casal, onde uma pessoa nada 400km enquanto a outra corre 400km.
A largada acontecerá às 7h30 na Praia de Boa Viagem, e os interessados pagam uma taxa simbólica no ato da inscrição.