A Travessia Mar Grande–Salvador chega à sua 55ª edição em 2025 carregando um marco histórico: os 70 anos da prova considerada a mais tradicional do Brasil e a mais antiga do mundo em atividade. Marcada para o dia 29 de novembro, a competição bateu um novo recorde antes mesmo da largada — as inscrições abertas em 11 de agosto se esgotaram em menos de dois dias.
Após seis anos de pausa, o retorno da travessia em 2023 reaqueceu o cenário das águas abertas no país. No ano seguinte, 2024, a prova registrou recorde de participantes, confirmando sua força esportiva e o simbolismo de cruzar a Baía de Todos-os-Santos, entre Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e o Porto da Barra, em Salvador.
Este ano, 180 atletas de diversas regiões do Brasil estão confirmados. A competição terá nomes de peso como Ana Marcela Cunha, campeã mundial e maior vencedora da história da prova, única mulher pentacampeã da Mar Grande–Salvador. Entre os destaques locais, aparecem os bicampeões das edições mais recentes, Renan Barbosa e Victoria Beatriz Rosário, além de Arthur Pazos, Henrique Figueirinha, Claudine Tekes, Alessandra Melo e Sinara Pazos. Do Rio de Janeiro, retornam o vice-campeão de 2024, Luis Felipe Lebeis, e Patrícia Farias. Também estão inscritos os recordistas de participações Renato Barros e Desiree Dalia.
A largada será às 8h, na Praia do Duro, em Mar Grande, com chegada prevista no Porto da Barra. Embora a distância em linha reta seja de 10 km, a rota costuma variar entre 12 e 13 km, em função das estratégias traçadas pelos atletas para lidar com as correntes da Baía. A expectativa é de que o público ocupe a orla do Porto da Barra para acompanhar a chegada dos competidores.
A 55ª Travessia Mar Grande–Salvador é uma realização da A Tarde FM e Grupo A Tarde, com produção da Viramundo, organização da Ambiance Esporte e arbitragem da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
Fotos: Divulgação / A Tarde