A Marinha do Brasil (MB), por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), informa que realizou, na tarde do último sábado (7), o resgate da embarcação pesqueira “Eterno Deus”, que estava à deriva a aproximadamente 14 milhas náuticas (cerca de 26 km) do Arquipélago de Abrolhos, no extremo sul baiano, com três tripulantes a bordo.
De acordo com as informações apuradas, a embarcação realizava atividades de pesca na área quando sofreu avarias no eixo ficando, assim, à deriva.
Imediatamente após tomar conhecimento do fato, que foi registrado por meio do canal de emergências marítimas, o número 185, a DelPSeguro, em coordenação com o
SALVAMAR Leste do Comando do 2º Distrito Naval, iniciou a Operação de Busca e Salvamento (SAR) com envio de um equipe para a localidade.
Adicionalmente, foi acionado o Plano de Auxílio Mútuo, visando alertar e solicitar o apoio das embarcações que, porventura, estivessem em navegação nas áreas próximas.
Os tripulantes foram encontrados em boas condições de saúde e o pesqueiro foi rebocado até a localidade de Ponta de Areia, no município de Caravelas (BA)
pela embarcação “Jubarte”, que atendeu prontamente o pedido.
A DelPSeguro reitera a importância de serem cumpridos, antes do suspender, os procedimentos de manutenção das embarcações, bem como manter a bordo todos os equipamentos de salvatagem previstos.
Cabe informar, ainda, que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
Serviço
A MB permanece atenta às emergências no mar ou em rios e disponibiliza o número 185 para atendimento das demandas. O serviço opera 24 horas por dia.