No último sábado (16), o projeto social i9Vela – Náutica Solidária, realizou a primeira edição do encontro “Meninas ao Mar,” na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador. A iniciativa reuniu 43 mulheres, entre monitoras, alunas, mães e voluntárias, para um dia de aprendizado e prática de natação, vela e fortalecimento de habilidades de liderança.
Juan Sobral, coordenador do projeto, explicou que o evento foi realizado com o objetivo de ampliar a participação feminina no meio náutico. “O i9Vela sempre buscou inclusão social, mas percebemos que o espaço náutico ainda é predominantemente masculino. O ‘Meninas ao Mar’ foi uma maneira de mudar isso e criar um ambiente onde as mulheres pudessem aprender e liderar,” afirmou.
As atividades começaram com uma abertura conduzida pela professora Guiomar, psicanalista e fundadora do i9Vela. Sobral destacou que as decisões sobre a programação do dia foram feitas pelas próprias participantes. “Nós apenas disponibilizamos os barcos, o espaço e as condições. Elas definiram tudo: do cronograma às ações futuras,” explicou.
A programação incluiu aulas de natação para iniciantes, sempre com o uso de coletes salva-vidas, e uma tarde de velejo pela orla da Ribeira. Entre as velejadoras experientes que conduziram as embarcações estavam Anna Lara, 11 anos, e Raylane, 13, ambas monitoras do projeto, além de Tatiana, a primeira mãe de aluna a se tornar velejadora no i9Vela.
Além das práticas de natação e vela, o evento incluiu uma palestra motivacional ministrada por Guiomar e um discurso sobre empoderamento feminino feito por Tatiane, mãe de uma das alunas. “Esses momentos ajudaram a construir um senso de comunidade muito forte entre elas.” comentou Sobral.
Durante o encontro, as participantes decidiram criar um grupo de comunicação, confeccionar camisetas padronizadas e estabelecer a frequência bimensal dos encontros. Sobral elogiou a organização das mulheres. “Elas decidiram absolutamente tudo! O i9Vela fez uma experiência que super funcionou. Foi como ver uma tribo indígena matriarcal, daquelas descritas por Darcy Ribeiro “, disse.
O i9Vela, único projeto social de vela certificado pela Confederação Brasileira de Vela no Norte e Nordeste, oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis da Baía de Todos os Santos. Com o “Meninas ao Mar,” o projeto busca ampliar sua atuação, promovendo a inclusão de mulheres no esporte e fortalecendo a equidade de gênero no meio náutico.
“Eu não tenho palavras para descrever a minha satisfação ao ver as próprias garotas e mães do projeto tomando posse do mar e criando esse momento único, virginal e totalmente repetível,” concluiu Sobral.
Fotos: divulgação i9Vela